Guardas vs Video Vigilância

Este texto serve para esclarecer os contribuintes sobre esta situação do nosso relacionamento com as empresas de vídeo vigilância.

Para o exercício das minhas funções de Guarda Noturno, a existência de sistemas de videovigilância, vulgarmente designado por camaras de filmar, é benéfico, dado que para além de serem um elemento dissuasor, servem também como meio de comprovar que de facto o guarda nocturno passa no respectivo escritório, loja ou condóminio, tornando o nosso trabalho mais credível, dado que trabalhamos num horário onde a grande maioria das pessoas não nos vê presencialmente.

Posso adiantar que 90% dos contribuintes da minha zona dispõem de camaras de vídeo vigilância e podem acompanhar todo o meu trajeto durante as sucessivas rondas que efetuadas durante o turno.

Aos restantes 10%,regra geral, aconselho a colocação do sistema de videovigilância, seja através de uma empresa, ou através de alguém devidamente credenciado e licenciado para o efeito.

Assim sendo e como se pode constatar, não há nenhuma razão para não podermos trabalhar em conjunto, montando as empresas o respetivo sistema e fazendo nós, guardas nocturnos, a respectiva ronda física, dado que por mais sofisticado que seja o sistema de videovigilância instalado existem sempre formas de o contornar, usando algo que dificulta a identificação de eventuais intrusos (ocultando a identidade com bonés, óculos e\ou mascaras).

É aí é que acrescentamos e complementamos o serviço, ao passarmos fisicamente pelos locais os potenciais intrusos pensam duas vezes.