Agradecimento ...

Caros contribuintes,

Aproveito esta oportunidade para agradecer públicamente às cerca de 3300 pessoas que já visitaram o site www.gnmadeira.com, até à data, o que vem reforçar e demonstrar que este projecto dos guardas noturnos é uma aposta ganha pelas entidades envolvidas a começar pela Câmara Municipal do Funchal e pela Polícia de Segurança Pública, em particular, e aos nossos contribuintes que continuam, felizmente, a confiar nos nossos serviços.

Apesar disso, é com alguma mágoa e tristeza que posso acrecentar que desde o inicio da nossa actividade, aqui no concelho do Funchal, mais concretamente na minha zona de actuação (zona 2), o qual estou mais à vontade para falar (mas penso que será geral), tem-se verificado algumas desistêncas do nosso serviço quer por encerramento dos respetivos estabelecimentos, como por consequência da diminuição de receita nos respectivos estabelecimentos.

Como tal, devo acrecentar e esclarecer, que desde o incio da nossa atividade no conselho do Funchal, temos casos de colegas que perderam 10,  15 ou mais contribuintes fruto da actual conjuntura.

Estamos a falar de valores significativos, a menos por mês, dado que teremos (assim espero ) a abertura de mais concursos para guardas noturnos noutros concelhos da ilha, como já foi amplamente noticiado em alguns orgãos de comunicação social (Camara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta), acho importante divulgar esta informação a quem eventualmente pretenda um dia se candidatar á função de guarda noturno.

Há que ter muita flexibilidade, e andar constantemente no "terreno", durante o dia, e após uma noite de serviço, que nem sempre é fácil, para tentar de fato haja mais alguns contribuintes a aderir ao serviço de forma a compensar os que por um motivo ou outro desistem.

Estamos a falar na prática de efetuar o patrulhamento durante a noite nas 6 horas de serviço, e no dia seguinte a partir das 14:00/15:00 vir para o terreno tentar  angariar mais um ou outro contribuinte. Significa pelo menos mais 6 horas de trabalho, o que fazendo as contas, um guarda noturno trabalha muitas vezes pelo menos 12 horas por dia, 6 durante a prestação de serviço e outras 6 horas para ter contrbuintes para efectuar e sustentar a sua profissão.

Dai que para ser guarda noturno é preciso mesmo gostar do que se faz e ter muito orgulho na farda e nas funções que desempenha, como é o caso dos 12 colegas que neste momento desempenham funções quer no Funchal quer em Santa Cruz ou em Machico.